Origem
Dizem que a origem do nome “Merlot” tem relação com o pássaro-preto (ou merlo), chamado de merle na França e acreditam que o apelido foi dado por causa de sua cor negro-azulada, como as penas da ave, e outros dizem que elas se alimentavam desse tipo de fruto nas videiras porque era uma das preferidas do pássaro, tornando-se uma praga para os viticultores.
Como grande parte das uvas viníferas, ela também veio do oriente médio para a Europa e foi trazida de lá até a França, inclusive há registro de que seu primeiro vinho 100% Merlot foi elaborado no ano de 1784 em Bordeaux.
Características
Ela é a tradicional companheira de blend (corte) da Cabernet de Sauvignon e desfruta também de uma ótima popularidade na sua versão como varietal.
É uma das variedades tintas com maior expressão aromática e concentração de cor e aroma. Tem fácil adaptação aos mais diversos climas e solos.
Possui cachos com tamanhos médios, coloração azul profunda que pode ter reflexos violáceos e ele bastante fina, além de ser aromática e delicada.
A sua descrição aromática é levemente vegetal e seus aromas têm características a frutas negras como, ameixas e cerejas, podendo inclusive chegar a mostrar notas de morango e framboesas.
No paladar, a Merlot é uma variedade com textura mais macia que a Cabernet Sauvignon e ademais, apresenta uma maior complexidade e uma acidez menos marcada, ainda que, não chega a ter a mesma estrutura tânica.
Talvez que seja por isso que se complementam tão bem quando estão juntas em um bom corte.
É com a Merlot que se produz um dos vinhos mais caros do mundo, o Petrus de Bordeaux na França.
Quer conhecer mais sobre a Merlot? Acesse o nosso site e conheça os nossos exemplares elaborados com esta incrível variedade.