
Os segredos do carvalho francês e americano no envelhecimento do vinho
A escolha do carvalho para envelhecer vinhos é fundamental e envolve mais que tradição. O carvalho francês e o americano se destacam mundialmente graças à combinação ideal de densidade, porosidade…
A escolha do carvalho para envelhecer vinhos é fundamental e envolve mais que tradição. O carvalho francês e o americano se destacam mundialmente graças à combinação ideal de densidade, porosidade e compostos aromáticos específicos, que ajudam a desenvolver sabores harmoniosos, equilibrados e ricos em nuances na bebida.
A longa tradição e o domínio técnico na produção de barricas nesses países garantem peças feitas com precisão e cuidado, que valorizam o estilo dos vinhos e respeitam suas características únicas. Por isso, muitos enólogos preferem esses tipos, pois oferecem consistência e previsibilidade na evolução do vinho, reduzindo riscos na criação do perfil desejado.
Outras madeiras como o carvalho húngaro, esloveno e até mesmo o português também são utilizadas, especialmente em projetos locais ou mais experimentais. Ainda assim, a confiança nas qualidades do carvalho francês e americano mantém a liderança e prestígio entre os produtores.
➔ Explore maravilhosos vinhos envelhecidos em barricas de carvalho
Foto: Tanoaria da vinícola francesa E. Guigal
Deixe um comentário
Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.