O QUE É AMARULA?
Amarula é o único licor produzido com a fruta marula no mundo. A fruta, típica da região da savana sul-africana, amadurece e é fermentada naturalmente ainda no pé, devido ao calor. Dessa forma, quando consumida por animais, nesse estágio, a marula os deixa levemente embriagados, e os passos destrambelhados, principalmente de elefantes e babuínos, faz parecer que estão dançando.
QUAL O SABOR DE AMARULA?
Essa bebida sul-africana tem o sabor que remete a notas de nozes, amêndoas, avelã e baunilha. Amarula começou a ser consumido em seu país de origem em 1983, porém, só passou a ser exportado a partir de 1989 e hoje está presente em mais de 150 países.
COMO É FEITO AMARULA?
Diferentemente de outros licores cremosos, o licor Amarula não é feito à base de whisky ou conhaque. Após a remoção das sementes, a polpa da fruta é fermentada, em um processo semelhante ao do vinho, e em seguida destilada em alambiques. A partir da mistura com creme de leite, o resultado é um licor muito cremoso, de sabor doce bastante único e com doçura equilibrada.
COMO E QUANDO SERVIR
O licor pode ser consumido de diferentes formas: puro, em coquetéis e até mesmo em receitas de bombons e sobremesas. Uma receita onipresente nos restaurantes da África do Sul é o Don Pedro; sorvete de baunilha batido com Amarula e um toque de creme de leite, servido como um milk-shake (para adultos) finalizado com raspas de chocolate no topo. Outra combinação certeira é com chocolate ou café, seja utilizando Amarula na própria receita, como em trufas, pavês, brownies, tiramisú e cheesecake ou simplesmente servindo uma tacinha para acompanhar essas sobremesas.
Por ser fácil de combinar com diversas frutas, Amarula também é ótimo ingrediente para drinks leves e refrescantes, para serem consumidos no fim de tarde e em uma noite com os amigos. Na forma de cocktail o licor pode ser misturado diretamente com o café expresso, formando o conhecido Amarula Coffee, além de ser usado em cappuccinos e mocaccinos.
1 comentar
Não conhecia tão profundamente o licor “Amarula”, mas sabia que era muito bom, divino!