Chegou o verão! Época perfeita para se deliciar com bebidas leves e refrescantes como um bom vinho.
Vinho? No verão?
Sim, muitos pensam que vinho é bebida de inverno, mas podemos afirmar que o vinho é tão versátil e completo que com certeza vai acompanhar você em todas as ocasiões e estações do ano, inclusive no verão.
Vejam aqui, quais estilos de vinhos harmonizam com o verão.
Os vinhos elaborados com as variedades brancas Chardonnay, Sauvignon blanc, Pinot Grigio, Torrontés e Riesling são as mais indicadas para esta época, seus vinhos são mais saborosos, frescos, frutados e refrescantes, combinando perfeitamente com pratos característicos do verão.
Para os tintos, escolha prefira os que tem taninos mais suaves e maior acidez como os elaborados com as variedades Pinot Noir, Gamay, Merlot, Carménère e Tempranillo
Vinhos brancos leves
Este estilo de vinho é ideal para aqueles dias mais quentes, pois possuem frescor e uma acidez bastante agradável que vai ser sua companhia na praia e na piscina.
São ótimos para harmonizar com petiscos feitos com frutos do mar, peixes, ou aquela salada leve e saborosa que abusamos nesta época.
Também são ótimos para serem tomarem sozinhos em reuniões com amigos, em piqueniques, jantares na sacada e área gourmet etc.
Vinhos brancos encorpados
Para quem busca frescor e corpo.
São leves, refrescantes e de corpo médio. Ideais para serem tomados sozinhos ou acompanhados de pratos mais suculentos como risotos, uma deliciosa tábua de queijos e saladas com molhos cremosos.
Vinhos Rosés
Esses são os queridos do verão. Colorem aonde chegam. As cores vão do rosa claro até o intenso. Elaborados com uvas tintas, mas com tempo de maceração inferior aos tintos, são aromáticos, delicados, corpo médio, alguns mais secos, outros mais frutados, mas sempre refrescantes. São ideais para todos as ocasiões, desde na praia até um delicioso jantar com amigos.
Espumantes
A rainha da estação! Verão é celebração e alegria, e nada mais combina com estas ocasiões do que um espumante ou champagne. Perfeito para ser desfrutado em qualquer momento de descontração.
Vinhos Doces
Para quem não abre mão de um vinho docinho e gelado, as opções são bastante variadas. Os vinhos elaborados com a Variedade Moscatel e Torrontes são os mais aromáticos e utilizados para elaborar vinhos doce natural, ou seja, os açúcares da bebida são da própria fruta, o que o torna mais agradável no paladar sem perder o sabor natural da fruta.
E os tintos? Ficam de fora do verão?
Não! Os tintos também podem fazer parte desta maravilhosa estação.
Prefira os vinhos tintos leves
Geralmente são vinhos tintos jovens, ou seja, feitos para serem consumidos ainda frescos, não havendo necessidade de guarda. Também são os elaborados com uvas mais leves e delicadas como a Gamay e Pinot Noir.
Cuidados prévios que devemos tomar ao consumir a bebida na estação.
Servir na temperatura ideal: Fique atento à temperatura de serviço dos vinhos escolhidos, servi-lo em uma temperatura não adequada pode ter os aromas e paladar alterados e não será uma experiencia agradável.
Acessórios para tomar ao ar livre, mesmo na praia ou piscina.
Wine Bags: Use e abuse das Ice bags que são bolsas de pvc. São práticas pois dispensam o pesado balde de gel, além de serem lindas, elas vão manter a sua bebida sempre fresquinha.
Tampa de rosca: Para praia ou piscina, prefira os vinhos screw cap (tampa rosca), pois não exigem acessórios complicados para abrir. Hoje os vinhos leves, frescos, de rápido consumo e de qualidade são vendidos no mercado nacional e internacional com este estilo de tampa.
Taças de acrílico: Ao degustar em lugares ao ar livre, evite taças de vidros ou cristal e opte por taças de acrílicos. Geralmente nestes lugares estamos com os nossos pés desprotegidos e não queremos estragar o nosso verão com este pequeno acidente.
Dicas para gelar o seu vinho mais rápido:
Comprou o vinho no último momento? Leve a garrafa à mesa com um balde de gelo e água e espere 15 minutos para abrir.
Ou se chegou com mais tempo, deixe a garrafa na geladeira por cerca de uma hora antes de servir.
Sirva pequenas doses na taça, assim não dá tempo da bebida esquentar.
E os vinhos tintos encorpados?
Estes podemos deixar para a próxima estação, pois por terem mais estrutura e corpo, pedem pratos mais estruturados e também devem ser consumidos em temperaturas mais altas que os brancos, rosés e tintos leves.
E você? Sabia que vinhos são a cara do verão? Veja aqui as nossas sugestões que vão refrescar sua adega neste verão.
Harmonize momentos, harmonize com a Vida! Aproveite!
Sugestões:
Vinho branco chileno Corpus Astral Sauvignon Blanc
Vinho rosé francês Alpes De Haute Provence Soleil Des Alpes
Vinho tinto francês Wild Pig Pinot Noir Vin de Pays D’oc
E muito mais no site!