A tradição
O Natal é um feriado festivo comemorado anualmente em 25 de dezembro e, na tradição cristã, celebra o nascimento de Jesus Cristo. É uma das principais datas comemorativas do calendário ocidental e é marcado por festas na virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro.
Na antiguidade, o Natal era festejado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV, que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias que é o tempo que levaram os três reis Magos para chegar até a cidade de Nazaré e entregar os presentes ao menino Jesus.
No Brasil, o nosso costume é celebrar esta data especial com a família e amigos para brindar a vida e agradecer por mais um ano em família.
Também é muito comum a celebração entre amigos, funcionários de uma empresa, amigos e colegas de escola e na família, da brincadeira do amigo oculto (secreto). Essa brincadeira consiste em cada pessoa selecionar um nome de uma outra pessoa que esteja participando e presenteá-la. Você pensou que bacana um amigo secreto onde a troca de presentes são vinhos?
E como escolher o vinho certo para a troca de presentes e a ceia?
Vamos por partes!
Os festejos começam na noite anterior ao 25, por isso vamos sugerir os vinhos para cada momento da sua noite natalina e como dezembro é verão, época de calor o ideal é servir nesta noite, vinhos leves e jovens.
Vinhos para receber
Para receber a família e os amigos, nada melhor do que oferecer um espumante brut Anna Codorníu Branco e Rosé ou um vinho branco leve e refrescante da linha chilena Alpaca para acompanhar as frutas secas, queijos e antepastos.
Para a troca de presente
Para o amigo secreto da empresa, tente descobrir o estilo de vinho que o seu amigo gosta, se prefere branco, rosé ou tinto, vinhos mais leves ou mais encorpados e com certeza seu amigo vai ficar muito feliz em ganhar o vinho preferido dele.
Nossa sugestão para presentes: Vinho Tinto Jean Pierre Moeuix Bordeaux Rouge (França), Vinho Tinto Serristori Chianti Classico (Itália), Vinho Tinto Ca’Bianca Barolo (Piemonte, Itália)
Na noite da ceia, as famílias costumam trocar os presentes antes do jantar e neste caso, que tal participar desta brincadeira desfrutando de um vinho rosé? Prove o Vinho Rosé Perle de Valensole, exemplar aromático, delicado e fresco.
A ceia
Que momento difícil! Como harmonizar vinhos com pratos natalinos onde em uma mesa há tanta variedade e diversidade? Para este desafio, sugerimos que escolha mais de uma opção de vinhos, por exemplo, opte por um vinho Branco Aveleda Loureiro para o leitão ou tender e um vinho tinto jovem e leve para o chester e peru e demais acompanhamentos.
Para quem não abre mão de um delicioso bacalhau na ceia de Natal, a sugestão é um vinho Chardonnay estruturado ou um vinho tinto mais leve elaborado com a variedade Pinot Noir como o Vinho Tinto Bouchard & Ainè Coteaux Pinot Noir, pois vinhos muito tânicos somados ao sal podem deixar a boca com um gosto metálico.
A sobremesa
Esta é uma das horas mais esperadas e as opções são variadas como, rabanadas, sorvetes, panetone de frutas ou com gotas de chocolate, que harmonizam perfeitamente com o espumante Asti Ca’Bianca, pois o frescor e a doçura desta bebida combinam muito bem com sobremesas cremosas de verão.
Outra opção pós ceia, para fechar esta noite alegre e gastronômica, é um compartilhar com a família um cálice com um bom exemplar de vinho do Porto Calem.
Não há desculpas para não desfrutar de um bom vinho nestas festas.
Traga o vinho para o seu Natal! Esta data é de alegria e festividade, por isso aproveite estes momentos com a sua bebida preferida, seja vinho ou espumante.