• Dia da Tempranillo

    por TodoVino
    Origem

    Esta variedade tinta pode ser considerada espanhola, no sentido em que é cultivada naquele país desde tempos antigos.

    É a base da maioria dos vinhos de Rioja na Espanha e é uma das mais importantes do panorama vitivinícola espanhol.

    Pesquisadores do Instituto de Ciencias de la Vid y del Vino-ICVV (Gobierno de La Rioja, CSIC, Universidad de La Rioja) e Instituto Madrileño de Investigación y Desarrollo Rural, Agrario y Alimentario (IMIDRA) de Madrid identificaram os progenitores da variedade de uva Tempranillo , a uva vermelha mais difundida na Espanha, com 20% da área total do vinhedo.

    É a primeira determinação da origem genética de uma das variedades de uvas mais cultivadas na Espanha.

    A análise de parentesco permitiu identificar as variedades Albillo Mayor e Benedicto como progenitores de Tempranillo.

    O Albillo Mayor – chamado Turruntés em La Rioja – é uma variedade conhecida, cultivada no centro da Península Ibérica; pelo contrário, atualmente a casta Benedicto é pouco cultivada, apenas permanece residual em Aragão e carece de referências históricas claras na literatura vitivinícola espanhola. (fonte: Universidad de La Rioja).

    Por que Tempranillo?

    Seu nome Tempranillo vem de temprano que em português significa “cedo”. Isso se deve ao fato desta variedade brotar precocemente, amadurecendo mais cedo que as demais variedades tintas.

    Em outras partes do mundo, ela apresenta outras denominações, como em Portugal é conhecida como Tinta Roriz, na Itália é chamada de Negretto e, nos Estados Unidos recebeu a denominação Valdepeñas.

    Características

    É uma variedade que dá origem a vinhos de excelente expressão quando elaborados com os cortes (blend) com as variedades como a Graciano que aporta acidez, a Garnacha que aporta álcool e a Mazuela que aporta taninos.

    O formato do cacho é cilíndrico com ombros marcados e tamanho grande. As uvas são escuras, esféricas e grandes.

    Na taça, a cor é marcada por vermelho intenso e nuances violáceos. Os aromas característicos são de frutas vermelhas como morango e cereja com toques herbáceos. Na boca é sedoso com discreta acidez, macio e taninos finos.

    É uma variedade muito versátil capaz de produzir desde vinhos jovens, aromáticos e leves até os exemplares encorpados, complexos, finos e intensos.

    Quer conhecer mais sobre a Tempranillo? Acesse o nosso site e conheça os nossos exemplares elaborados com esta incrível variedade.

    Você pode gostar

    Deixe um comentário